Sobre Domínios expirados

Domínios expirados

Quando um domínio atinge o final da validade e entra na fase de “domínio expirado” este será desativado. Com o processo de desativação, os serviços associados ao domínio envolvendo a Página Web e contas de e-mail, assim como qualquer outro serviço dependente do mesmo, deixarão de estar em funcionamento.

No entanto, o “domínio expirado” ainda pode ser renovado durante este período. A reativação do domínio bem como os serviços associados ao mesmo durante esta fase demora em média entre 24 a 72 horas.

Um domínio expirado não fica imediatamente disponível para novo registo publicamente, a Registrar mantem o mesmo bloqueado até passar todas as fases de “domínio expirado”. O número de fases assim como a duração de cada uma pode variar consoante o TLD (extenção do domínio), no entanto o modelo padrão contem 3 fases e é delas que iremos falar a seguir.

Fases de um domínio expirado

Apesar de normalmente serem estes os processos adotados, as fases podem variar conforme o Top Level Domain (TLD) ou as regras da Registrar (entidade responsável pelo gestão do domínio). Em caso de necessidade, deverá entrar em contacto connosco ou consultar a informação disponibilizada pela sua Registrar em relação a este assunto de forma a confirmar as fases e prazos exatos para o seu domínio.



• Fase 1 - Grace Pediod

Após expirar, a Registrar altera os Nameservers do domínio ficando este a apontar normalmente para uma página de parking (estacionado). Este período tem uma duração média de 30 dias e durante esta fase, o atual proprietário do domínio ainda o poderá renovar ao valor normal de renovação.

Se pretende manter o domínio e se esqueceu de renovar o mesmo antes dele expirar, deverá renovar durante esta fase. Após os 30 dias da data de expiração, o domínio entrará na fase seguinte, chamada de “Redemption Period”.

• Fase 2 - Redemption Period

Esta fase tem também a duração média de 30 dias e ainda permite ao proprietário do domínio renova-lo, sendo necessário pagar uma taxa especifica adicional à Registrar. Ao entrar nesta fase os Nameservers deste domínio nos global DNS serão apagadas.

Se pretende manter o domínio e se esqueceu de renovar até esta fase, ainda o pode fazer pagando um valor adicional de, em média, 100€ (este valor pode variar consoante a Registrar). Após estes 30 dias, o domínio entrará numa outra fase, a "Pending Delete".

• Fase 3 - Pending Delete

Adicionalmente, após 60 dias da data de expiração, ou seja, após as fases Renewal “Grace Period” e “Redemption Period”, o domínio entra na fase “Pending Delete”.

Quando um domínio está nesta fase, ninguém o pode renovar e/ou registar pois este ainda não está disponível para registo publico por parte da Registrar. Após esta fase de cerca de 5 dias, o domínio irá voltar a ficar disponível para registo publico por qualquer pessoa, ficando assim concluidas as fases de “domínio expirado”


fases de dominios expirados

Ainda pode ser renovado ao preço normal de renovação

Ainda pode ser renovado pagando uma taxa especifica adicional

Já não pode ser renovado e ainda não pode ser registado novamente

Contactos

Envie a sua mensagem de forma fácil e rápida!

Ourém - Santarém - PORTUGAL

(+351) 912 909 550

geral@braldesign.com

Assunto

Nome

E-mail

Segurança anti-spam

captcha
reload captcha

Mensagem